O inverno já deu as caras e se a cama, o sofá e as séries estão te chamando, não se deixe levar e lembre-se que pedalar no inverno não é sofrimento.

Se você é do tipo de ciclista que é só chegar a “friaca”, já guarda a bike e espera o verão chegar, fique sabendo que é possível pedalar no frio sem transtornos e se divertir da mesma forma que em temperaturas mais quentes.

Por isso, preparamos 5 dicas para você ciclista aproveitar o pedal nos dias mais frios, sem sofrimento.  Vem conferir.

Revise sua bike

Fazer uma revisão e manutenção da bike é essencial, mas em dias frios e com piso molhado essa atenção deve ser redobrada.

Check list de verificação

  • Pneus e laterais dos pneus (olhe se há algo que possa perfurar e se as laterais estão ok, utilizar os pneus sempre umedecido causará desgaste excessivo do cordão lateral e podem causar ruptura)
  • Pastilha de freios
  • Cabos de freio
  • Transmissão

Use as roupas certas

A dica aqui é usar várias camadas de roupas mais finas, ao invés de apenas uma mais grossa. Assim, você controla a temperatura e o ar preso entre as camadas vai funcionar como isolante térmico.

O que vestir?

Seja visto

Tenha um sistema de luzes (dianteiro e traseiro), isso é de extrema importância. Quando as temperaturas estão muito baixas é possível encontrar ainda uma atmosfera nebulosa, a iluminação da sua bike precisa estar em perfeitas condições e, claro, nos lugares certos.

Roupas com faixa refletiva ou com cores mais intensas também são essenciais.

Aquecimento e alongamento

É sempre importante realizar um aquecimento do corpo antes das pedaladas em dias mais frios, assim você prepara seu corpo para os estímulos da atividade física e evita lesões.

Aquecimento – Pedale de uma forma mais leve por 15 minutos, assim seu corpo entende o tipo de estímulo físico que você está realizando

Alongamento – É interessante fazer após pedal, assim seu corpo recebe a instrução do relaxamento, evitando incômodos.

Cautela acima de tudo

Em dias frios o piso tende a ficar mais úmido e claro, há aqueles dias mais chuvosos.

Da mesma forma que ocorre com carros, em pisos molhados você demorará mais para parar ao frear, isso ocorre devido ao acúmulo de água nos aros entre as pastilhas de freio e a superfície de frenagem.

Dica extra      

A alimentação antes e durante o pedal é muito importante. Quando pedalamos em temperaturas baixas, perdemos muita energia e, com ela, minerais e vitaminas essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo.

Faça refeições equilibradas antes do pedal, ricas em carboidratos que possam te ajudar a ter mais energia.

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Bora pedalar.