Como ensinar uma criança a dar as primeiras pedaladas? Todos sabemos que incentivar os pequenos a pedalar desde cedo é muito importante. Com alguns passos simples, elogios e encorajamento você consegue ensinar a criança a dar as primeiras pedaladas em menos de 1 hora.  Aproveite o dia das crianças para ensinar os pequenos, olha só algumas dicas:

 

::: Teoria antes da prática

Coloque a criança próxima da bike. Comece pedindo para que ela segure o guidão e caminhe junto com a bike, praticando acionar os freios. É muito importante você explicar de maneira simples como funciona. Faça com que ela se sinta segura e no controle da situação.

 

::: Abaixe o selim e tire os pedais

É hora de colocar a criança na bike. Abaixe o selim e remova os pedais, assim a bike fica bem manobrável. Esse segundo passo é muito importante, assim, os pequenos podem se alavancar e ganhar seu próprio momento. Isso faz com que a criança tenha a sensação de controle, o que significa menos preocupação com a instabilidade na bicicleta.

Durante todo o processo é importante encorajar os pequenos a manter os pés longe do chão pelo maior tempo possível. Em um determinado momento, a criança perceberá que a bike vai permanecer em pé enquanto ela estiver se movendo, por que alguma coisa – uma sensação – parece fazer as coisas se encaixarem.

 

::: Um pedal de cada vez

Assim que a criança pegar o jeito de como correr com a bicicleta e já conseguir percorrer uma certa distância sem colocar os pedais no chão, é chegada a hora de colocar um pedal no lado da perna dominante (a de maior sustentação) e continuar com o passo citado anteriormente. O pedal significa que o pequeno (a) piloto sabe onde colocar o pé. Significa também que eles podem correr distâncias maiores conforme a confiança vai aumentando.

 

 

::: Pronto para voar

Agora que os pedais já estão de volta na bike, é hora de pedalar! Para começar, é importante você fazer com a criança sinta-se segura. No início, é importante segurar a criança pelas costas ou ombros enquanto ela começa a pedalar.

Depois de um pouco de prática, o pequeno (a) iniciante estará pedalando no ritmo dele. Conforme eles ficam destros no pedal, é importante continuar fazendo com que a criança pare regularmente, assim, eles pegaram o jeito do freio ao pedalar.

Toda vez que você pedir para o pequeno (a) parar, dê alguns passos para trás para parecer que eles foram mais longe do que foram, apenas para encorajá-los. O mais importante de todo o processo é ser positivo e sempre encorajar.

Fonte: Ruth Chiat, da Sustrans Bike It

 

Portanto, agora que você já ensinou a garotada a dar as primeiras pedaladas, é hora de curtir momentos de muita diversão, aventura e lazer com os seus pequenos. Bom pedal!