O número de pessoas que estão optando pela bike, não apenas para lazer e esporte, mas como meio de transporte, tem crescido a cada dia mais, isso também, nos grandes centros urbanos.

Entre os motivos para essa escolha estão a praticidade, melhora na qualidade de vida e claro, redução no tempo de viagem.

Sabemos que pedalar na cidade não é brincadeira, é preciso sim tomar alguns cuidados para não colocar em risco a sua segurança e de outros ao seu redor.

Por isso, hoje trazemos algumas dicas para você que deseja pedalar nas ruas com segurança. Confira abaixo.  

Respeite as leis de trânsito

A regra número 1 para se pedalar na rua. Você sabia que há regras específicas para o uso de bicicletas, dentro do CTB? Jamais andar na contramão e não pedalar na calçada, são algumas dessas regras e devem ser seguidas, tanto para a sua segurança, como a de todos ao seu redor.

Itens de segurança

O capacete é um item indispensável para a segurança. Mas é importante ter em mente que ele não lhe protegerá dos automóveis, apenas de você mesmo. Pedale com atenção e cuidado, para não precisar colocá-lo à prova. 

Luvas e óculos não são indispensáveis, mas convém utilizar por precaução.

Iluminação

Outro item indispensável no dia a dia são os sinalizadores. Recomenda-se o uso de luz piscante, pois atrai muito mais a atenção do motorista – e é exatamente esse o objetivo. Use sempre luz branca na frente e vermelha atrás, para os motoristas saibam rapidamente se você está indo ou vindo.

Sinalize SEMPRE

Se a sua bike não possui um sistema de seta e não acende luz de freio, você é quem deve sinalizar os motoristas sobre os movimentos que irá fazer. É muito importante que os motoristas possam prever sua trajetória.

Quais são os sinais?

  • Sinalize com a mão esquerda em 90º quando for virar à esquerda.
  • Sinalize com a mão direita em 90º quando for virar à direita.
  • Agitar ligeiramente a mão, torna o sinal mais visível.
  • Para seguir em frente, em um local onde muitos carros viram à direita, sinalize com a mão em 45º, pedindo para aguardar e fique atento (a) seja se o motorista vai mesmo te esperar!

Opte sempre por ciclovias, se houver em sua cidade

As ciclovias e ciclofaixas separam os ciclistas do trânsito e dos demais veículos, uma forma de segurança. O cuidado que se deve tomar nesse caso é principalmente em cruzamentos, esquinas e conversões, onde os motoristas nem sempre dão a preferência ao ciclista. 

Se em sua cidade não possui ciclovias e ciclofaixas, a escolha da rota é um item importante de segurança. Opte sempre por ruas menores, que os carros evitam por precisar parar a cada esquina em razão de lombadas, valetas ou muitos semáforos.

Corredor de ônibus, muito cuidado!

Muito cuidado ao pedalar em corredores de ônibus, pois os motoristas não têm a menor paciência com ciclistas. Por segurança, tente usar a segunda faixa (a primeira logo após a dos ônibus), mas, o melhor mesmo é evitar avenidas onde há faixa ou corredor de ônibus na direita, mas sabemos que nem sempre há caminhos alternativos viáveis.

Pedalar escutando música? Não é recomendável

Claro que ouvir música pedalando é ótimo, mas deixa isso apenas quando for pedalar fora de centros urbanos. Sirenes de ambulâncias, polícia, ou, até mesmo outras pessoas te alertando de algum problema são os casos mais extremos. Você precisa de total atenção ao seu redor, e a música por tirar essa atenção.

Outras dicas importantes:

  • Não pedale em zigue zague, sempre em linha reta.
  • Use roupas claras ou chamativas, principalmente quando for pedalar a noite.
  • Cuidado para não ficar sempre espremido (a) entre dois carros ou ônibus.
  • Tome cuidado com a abertura das portas dos carros estacionados, evite acidentes.
  • Evite ao máximo, pedalar em locais onde você não pode ser visto.
  • Evite pedalar junto ao meio-fio. O risco de colisões e quedas são muito altos.
  • Não fique o tempo todo olhando para trás, somente nos momentos de mudança de faixa e direção.

Sabemos que em muitas cidades do Brasil, o trânsito acaba sendo mais caótico, mas, pedalar na cidade ainda é possível. Com essas dicas e tomando os devidos cuidados, você irá se acostumar a pedalar pela cidade de forma mais rápida e segura. Além disso, deixar o carro de lado e optar pela bike é uma ótima forma de se livrar dos congestionamentos e ter mais qualidade de vida. Pedale sempre com segurança!

Bora pedalar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *