Já diziam as avós, “saco vazio não para em pé” e esse ditado a gente também traz para o ciclismo. Se alimentar antes do pedal é essencial para contribuir com o seu desempenho durante as pedaladas.  

Tá, mas o que comer antes, durante e após do pedal?

Essa é uma dúvida muito comum entre os ciclistas, principalmente aqueles que estão começando. Então, hoje nós vamos falar um pouco mais sobre o que você deve consumir para aproveitar ao máximo suas pedaladas.

**Lembrando que o que deve ser consumido vai variar de acordo com o tempo e a intensidade do seu treino ou pedalada.  

E não se esqueça, caramanhola na mão e MUIIIITTAAAA ÁGUA! A água funciona como um catalisador no organismo para que as ações metabólicas aconteçam. Ela é a grande responsável pela absorção dos nutrientes de todos os alimentos que você ingerir.

Dica: Para montar um plano de alimentação ideal para você, levando em consideração suas individualidades e objetivos, é importante consultar um (a) nutricionista.

O que comer ANTES do pedal

Importante se alimentar ao menos 45min antes do pedal

Carboidratos

Consumir carboidratos de fácil absorção é extremamente importante, principalmente se você vai fazer um pedal mais longo (acima de 1h). Eles serão rapidamente digeridos, fornecendo a energia necessária para o esforço.

O que comer

  • Frutas
  • Granola
  • Mel
  • Pães integrais
  • Tapioca
  • Batata Doce (a queridinha dos ciclistas)

Dica: Se possível, coma maças. Elas são ótimas para garantir saciedade, hidratação, proteção dos pulmões e melhora na capacidade respiratória

O que comer DURANTE o pedal

Acima de tudo, BEBA MUITA ÁGUA! Se manter hidratado (a) durante o sue pedal é de extrema importância. Além disso

Em pedais e treinos de longa duração nosso organismo concentra o fluxo sanguíneo em áreas onde se necessita de mais oxigênio e nutrientes, no nosso caso serão pincipalmente os músculos das pernas.

A melhor maneira de manter o rendimento é ingerindo alimentos de fácil digestão e alto índice glicêmico.

O que consumir

  • Géis de carboidrato
  • Bebidas isotônicas
  • Banana
  • Rapadura
  • Malto e Dextrose
  • Entre outros.

Atenção

Vale lembrar que a alimentação durante o pedal vai variar de acordo com a duração e intensidade.  

O que comer APÓS as pedaladas

Proteínas e carboidrato

Depois do pedal é importante que você consuma alimentos ricos em proteína e carboidratos para a recuperação, já que durante o treinamento ou longão seu corpo provavelmente vai esgotar todas as reservas de glicogênio disponível.

O que comer

  • Iogurte Grego (fonte de cálcio, proteínas e carboidratos)
  • Batata Doce (rica em vitaminas A, B1, B2 e C)
  • Queijos (ajudam na recuperação muscular)
  • Frango (rico em proteínas)
  • Ovos (clara, rica em albumina)
  • Massa (ótimo para recuperação muscular)
  • Whey Protein

Agora que você já sabe o que comer antes, durante e após o pedal, não deixe de compartilhar o conteúdo com a galera e programar o próximo pedal.

Bora pedalar!