Tamanho de quadro ideal, como escolher? Está aí uma dúvida que sempre recebemos! E para te ajudar na escolha do tamanho correto de quadro, separamos aqui algumas informações importantes. Confira!

pedalando-na-estrada

O ajuste perfeito do ciclista à bicicleta é fundamental para garantir um bom desempenho. Tanto você como o quadro devem estar perfeitamente adaptados para uma pedalada saudável e prazerosa.

A medida mais importante no ato de compra de uma bike é a medida do quadro! É como comprar um tênis, tem que comprar o quadro com o número certo.

Como saber qual é o tamanho ideal de quadro? Sabendo a altura de seu cavalo (imagem abaixo)! Diferentemente do que as pessoas pensam, a altura de um ciclista não é o determinante na escolha do quadro, já que o comprimento das pernas varia de um ciclista para outro.

medida-do-cavalo-columbusbike

Como descobrir o tamanho do quadro? Algumas marcas trazem o tamanho marcado em um adesivo fixado no tubo vertical, mas caso não haja marcação, é fácil descobrir:

 

::BIKES SPEED: basta medir com uma fita métrica o tamanho do tubo vertical desde o centro do eixo do movimento central até o centro da intersecção do tubo vertical com o horizontal. É o que se chama de medida C/C (centro ao centro).

 

::BIKES DE MTB:  o processo é o mesmo com a diferença que medimos desde o centro do eixo do movimento central até o topo externo do tubo horizontal.

 

::BIKES DE ESTRADA: Para saber o tamanho, o método mais aceito na atualidade é a fórmula desenvolvida pelo engenheiro suíço Wilfried Hüggi, que consiste na fórmula:  tamanho do cavalo x 0,65 cm.

Como encontrar:  fique descalço, pernas ligeiramente afastadas, e vista sua bermuda de ciclista. Encoste-se em uma parede, faça uma marca com um lápis da altura do seu cavalo na parede e meça a altura com uma fita métrica, depois calcule x 0,65cm.

Ex.: O ciclista tem o cavalo na altura de 83 cm, deverá se adaptar melhor ao quadro de tamanho 54, já que 83 X 0,65 = ~54.

tamanho-do-quadro-da-bike

É raro no Brasil encontrarmos quadros com numeração ímpar, o jeito é adquirir um tamanho de quadro aproximado. Arredonde para menos se deseja uma uma bike mais ágil e esperta, ou, arredonde-o para maior e você terá uma bike mais confortável e estável.

 

:: DICAS FINAIS

O ideal é sempre testar. Rode na bike de algum amigo que tenha o quadro do tamanho que você pretende adquirir, isso ajuda bastante. Quadros menores são mais ágeis e leves, quanto quadros maiores são mais estáveis e confortáveis em pavimentos imperfeitos.

Para medir o tamanho de um quadro sloping – aqueles com o tubo horizontal inclinado para trás, como por exemplo nas Giant TCR – despreze a sua inclinação. Tire a medida com a fita métrica paralela ao chão. A altura é o mais importante no quadro. O comprimento pode ser ajustado trocando-se a mesa. O mercado oferece opções de mesa que vão dos 7 aos 14 cm, com incrementos de 0,5 em 0,5 cm.

Atenção: alguns canotes de selim têm marcações que indicam o limite de regulagem. Não ultrapasse os limites! Se na sua bike esses limites ficarem expostos é sinal evidente que a bike está pequena para você.

 

NOVA NUMERAÇÃO

Atualmente, muitas marcas utilizam a numeração S, M, L, XL (como em roupas) em vez da numeração em polegadas ou centímetros. A primeira speed a adotar este sistema foi a taiwanesa Giant, depois outras adotaram o método, entre elas as MTBs da Scott.

 

LEMBRE-SE: o quadro é o componente principal de uma bike e na maioria das vezes, o mais caro também. Por isso, escolha bem para não ter prejuízos depois (corpo e bolso)!

Se você procura por uma boa bicicleta, que se adapte bem ao seu corpo, evite comprá-la em supermercados. Bicicletas devem ser adquiridas em lojas especializadas e profissionais especialistas no assunto.

 

Ainda ficou com alguma dúvida? Não tem problema! Entre em contato com a nossa equipe ou visite a nossa loja física, será um prazer poder te ajudar.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *